Imprensa

Mais notícias:

Vinícola Peterlongo: pioneira a elaborar espumante

Publicada em 24/09/2018 - 17:24


Pelas mãos do imigrante italiano Manoel Peterlongo nascia, em 1913, o espumante brasileiro, produzido pelo método champenoise. As estrelasde Dom Pérignon ganhavam a vez nos solos tupiniquins, e o engenheiro agrícola Manoel previa o que viria a ser reconhecido anos depois: a Serra Gaúcha tinha o clima temperado e o solo ácido, próprios para a elaboração da bebida. Em janeiro de 1915 Manoel fundou a Vinícola Casa Peterlongo, hoje Vinícola Peterlongo. Com os anos os negócios do espumante prosperavam, e Manoel chamou seu filho Armando, nascido em 1899 e que estudava em Porto Alegre, para ajudar nos trabalhos. Com o falecimento do pai, em 1924, Armando assumiu o comando da Casa Peterlongo. 

A empresa festejou seus 100 anos em 2015. De lá para cá vem passando por grandes transformações, desde o vinhedo, passando pela estrutura física – especialmente de tecnologia para a elaboração de vinhos e espumantes –, pela mão de obra especializada, até chegar ao produto final, com mudanças por dentro e por fora. “É um verdadeiro desafio e não é simples, pois estamos falando de uma marca responsável por elaborar o primeiro champagne brasileiro ainda em 1913, por ser pioneira na exportação de espumantes”, destaca Luiz Carlos Sella, sócio diretor da vinícola.  A contratação de um consultor internacional, o enólogo francês Pascal Marty, também faz parte do projeto. “E os resultados já começam a aparecer na taça, numa jornada que está apenas começando e que já coleciona prêmios mundo afora”, destaca.

A Vinícola Peterlongo estará presente na Wine South America (saiba mais em www.winesa.com.br) e pretende mostrar na taça a qualidade e a evolução dos vinhos e espumantes. Além de toda a linha, na feira a empresa apresentará a nova roupagem dos frisantes e da linha de espumantes 660ml.

O enoturismo é a bola da vez e a Peterlongo tem o que oferecer: uma linda história para contar, com excelentes produtos para degustar e oferece atrações inesquecíveis. Além do Wine Movie, a empresa está investindo na reformulação do Museu da Peterlongo com um novo layout de visita. Com ele, vamos contar a história do espumante brasileiro, um patrimônio imensurável, afirma Sella.


Na foto Luiz Carlos Sella - Crédito: Jeferson Soldi