Publicada em 14/08/2018 - 09:27
Em meio ao campo, e tendo ao redor animais tranquilos pastando, um vinhedo complementa e embeleza ainda mais paisagem. São as vinhas da Bodega Sossego. Localizado em Uruguaiana, na Campanha Gaúcha, a menos de 20 quilômetros da divisa com o Uruguai e a 28 quilômetros da Argentina, o vinhedo foi implantado em 2004 pelo produtor rural Bolivar Moura, um apaixonado por vinhos que importou da França as primeiras mudas. Em 2011, o filho René Ormazabal Moura assume a frente dos negócios relacionados a vitivinicultura (a família trabalha com gado de corte, principalmente). Foi nesse ano que aconteceram as primeiras vinificações. Hoje a empresa está com três produtos no mercado (tinto, branco e espumante). Seus produtos são elaborados na Vinícola Don Giovanni, na Serra Gaúcha.
A Bodega Sossego estará presente na Wine South America de 26 a 29 de setembro (ingressos à venda em http://bit.ly/WSA2018-Ingressos) compartilhando o estande com outras vinícolas da Campanha Gaúcha. “A Wine South America vem com uma proposta nova para se tornar a principal exposição e o ponto de encontro para troca de experiências da indústria vitícola. Se dermos força a este evento, desde o início, podemos estar tornando a WSA a principal feira de vinhos da América Latina e colocando Bento Gonçalves e o Brasil definitivamente no mapa mundial”, destaca René Ormazabal Moura.
Durante os quatro dias do evento, os apreciadores de vinhos poderão conhecer todos os vinhos da Bodega Sossego, além de um novo produto, o espumante Campaña Chardonnay-Cabernet Sauvignon Rosé Brut, elaborado em parceria com a vinícola Don Giovanni, e que une as uvas Cabernet Sauvignon de Uruguaiana, colhidas precocemente em janeiro, com uma base Chardonnay de Pinto Bandeira.
“Hoje somos os produtores de vinho de Uruguaiana, aquela terra distante no oeste. Com um foco de produção limitada e propriedade familiar, que casa a pecuária e o vinho, nós procuramos encontrar nichos de clientes que entendem este conceito peculiar”, explica o diretor.
A Bodega Sossego trabalha atualmente em um projeto para em breve começar a receber turistas. “O turismo é um dos pilares para o desenvolvimento dos vinhos da Campanha Gaúcha e nós da Bodega Sossego queremos investir, participar e ajudar para que possamos ter um roteiro atrativo”, pontua.